Maria Filomena Gaspar

Professor and Researcher - University of Coimbra (Universidade de Coimbra)

Maria Filomena Ribeiro da Fonseca Gaspar, PhD

Professora Associada da FPCE Universidade de Coimbra (Associate Professor)

Investigadora do Centro de Estudos Sociais (Researcher at CES)

https://www.burnoutparental.com/researcher

BIO

Licenciatura em Psicologia e Mestrado em Psicologia da Educação. Doutoramento, em 1999, em Psicologia da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCE.UC),  em colaboração com o Departamento de Psicologia Experimental de Oxford no Reino Unido, na temática da intervenção socioeducativa com famílias para a promoção do desenvolvimento da criança.
Professora Associada da FPCE.UC. Docente no curso de 1º ciclo de Ciências da Educação, em Mestrados em Ciências de Educação, e no Programa de Doutoramento Interuniversitário da Universidade de Coimbra e da Universidade de Lisboa em Psicologia Clínica: Psicologia da Família e Intervenção Familiar, assim como no Programa Doutoral em Ciências da Educação: especialização em Educação, Desenvolvimento Comunitário e Formação de Adultos e em Organização do Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores. Também docente e cocoordenadora e coorganizadora do curso de formação à distância da UC: Educação Parental. Coordena o curso de mestrado da FPCE-UC em Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais). 
Investigadora do núcleo POSTRADE do Centro de Estudos Sociais (CES). Investigadora do Laboratório Colaborativo “ProChild CoLab Contra a Pobreza e a Exclusão Social”.
Desenvolve investigação nas áreas da educação familiar e parental, do burnout parental e da intervenção socioeducativa baseada em evidência com crianças, jovens e famílias. É membro português do consórcio internacional: Investigation of Parental Burnout (IIPB) que investiga o burnout parental no mundo.
É Educadora Parental certificada e formadora nos programas baseados em evidência Incredible Years (pais e educadores/professores) e Parenting Wisely e Children in Between e autora dos programas Mais Família e Crianças no Meio do Conflito. Coordena vários projetos de promoção da Parentalidade Positiva em Portugal, quer a nível local integrados no Planos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar, quer a nível nacional no Projeto Adélia de Promoção da Parentalidade Positiva coordenado pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção de Crianças e Jovens.
É Terapeuta Familiar pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar e dá consultas como voluntária num serviço comunitário.
 

powered by eventQualia